terça-feira, 15 de outubro de 2013

A escritora Maria Teresa Maia Gonzalez na E.B.I. Qª do Conde

Presença da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez por Videoconferência – 12 de Março - 2013-

Inserida na Semana da Leituraedição 2013 - vários alunos do 8º ano desta escola pesquisaram, leram obras e prepararam questões, tendo em vista a participação na videoconferência com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez.
A videoconferência decorreu com grande agrado e apreço dos alunos, na medida em que a escritora, para além de responder às questões dos alunos, demonstrou, ao longo da mesma, uma enorme capacidade comunicativa com os alunos, elucidando-os sobre as suas escolhas, percursos, forma de estar na vida e a sua postura perante a criação literária. 
A forma como a escritora respondeu às questões colocadas pelos alunos criou um ambiente único, onde todos refletiram “forçosamente” sobre as ideias veiculadas, que apesar de simples, podem, sem dúvida, mudar a nossa perspetiva de encarar o mundo, assim como servir de lição de vida para qualquer percurso ou escolhas que provavelmente teremos de fazer ao longo da mesma.
Algumas das frases mais significativas, mas sábias da autora, ficarão na nossa memória:
·         “A preguiça é um monstro com a característica de ser simpática e cativante e esse monstro faz com que as pessoas não façam a sua parte. A mim ataca-me quase todos os dias…”;
·         “ A Força de Vontade move montanhas, move o mundo. Toda a gente tem a capacidade para fazer coisas; falta-lhes a força de vontade…”;
·         “Coloco-me na pele da personagem para a compreender melhor. Como ela sente e vê o mundo…”;
·         “Entre mim e o outro, as distâncias são pequenas, mesmo que seja o criminoso ou o herói…”;
·         “Não devemos criticar nem julgar, porque não fui aquela personagem”;
·         O mais importante são as coisas que nos acontecem; não devemos perguntar o porquê … para quê? Especialmente por coisas difíceis”;
·         O que me levou a escolher as línguas foi para comunicar. O que gostava mais era as ciências e a matemática.
·         “O livro é de quem o lê. Os livros que eu escrevo não são meus, são de quem os lê!”;
·         “Falar do amor é preciso falar do desamor, incluindo emoções como a raiva e de ser generoso, o que se dá ao outro…”  
·         É indispensável cada um fazer a sua parte. O que fazemos é a gota de água. Se eu fizer um pouco, eu faço o que devo. Deus faz os impossíveis, nós temos de fazer as nossas possibilidades”;
·         “Existem dois superpoderes: o primeiro é o amor e o segundo é a vontade. São poderes reais que todos temos sem exceção… Somos produtores em série de desculpas baratas. Tanta gente que tem capacidades, mas não tem vontades… ”

As frases aqui reproduzidas ilustram bem o modo como decorreu esta videoconferência, feita de ação e emoção, mas também de virtude e eloquência, tal como tivemos ocasião de presenciar.

Deixamos agora reproduzidas algumas opiniões, tal como testemunhadas pelos alunos envolvidos:

“No passado dia 12 de março de 2013 a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez entrou em contato com os alunos através de uma videoconferência. Os alunos tinham preparado perguntas às quais a escritora iria responder.
A escritora mostrou-se compreensiva e acessível, com um vocabulário simples e conciso. Explicou porque decidiu escrever livros, dizendo o seu processo e a maneira como encara os leitores e as suas obras, dizendo: “Depois de escritos os livros já não são meus, são de quem os leem.”
A escritora partilhou lições e experiências com os alunos e no fim instruindo os alunos como encarar a vida. Demostrou uma vertente religiosa fixa na sua filosofia de vida. A escritora foi simpática e aberta às perguntas, ensinando e partilhando valiosas lições.”

Francisco, 8º C

“A videoconferência foi fantástica. Não posso dizer que foi a minha favorita de todas, pois é a primeira vez que vi uma, mas, mesmo assim, tenho quase a certeza, que melhor, é praticamente impossível.
Em cada resposta, a escritora, além de demonstrar muito de si, transmitia-nos uma mensagem, e cada mensagem era profunda e tocante. Era quase impossível não ficar estupefacto a olhar, mergulhando ao mesmo tempo os nossos pensamentos nas suas falas. Confesso que me arrepiei (no bom sentido, é claro) em cada frase que a escritora dizia. Maria Teresa Gonzalez demonstrou-nos um coração bondoso e humilde, conjugando com a sua expressão e olhar.
A escritora falava com naturalidade, com uma linguagem cuidada e sábia. A sua linguagem é tão excelente como a sua escrita. Foi, de facto, espantoso para todos os presentes na videoconferência ouvir Maria Tereza Gonzalez. 
Durante a videoconferência, notava-se que a escritora estava interessada nas nossas perguntas, não deixando nada por escapar nas suas respostas. O melhor de tudo foi que a autora sentia tudo o que dizia e queria que nós o sentíssemos também (e, na verdade, sentimos).
Das partes que mais gostei foi ela ter dito que era bom viver com saudades e que nós podíamos viver com saudades, pois assim sabemos que, se sentimos saudades de alguém, então era porque gostávamos dessa pessoa, e isso é bom. A frase mais tocante dela foi quando, na altura em que revelou que teve de escolher entre duas das coisas que mais gostava: a escrita e o ensino, disse: “Nós crescemos imenso quando escolhemos entre duas coisas das quais gostamos.” Esta frase é um facto e traz-nos ao pensamento certas recordações marcantes, seja de qualquer escolha insignificante. Nós crescemos com todas as escolhas que fazemos, mas principalmente quando temos de escolher entre duas coisas que mais gostamos.
Para concluir, diria que foi um prazer ter estado presente nesta videoconferência, com esta grande escritora e pessoa. Foi pena, de facto, a autora não ter podido vir pessoalmente, mas mesmo assim foi um excelente momento, que provou que nós estamos sempre a aprender, pois eu aprendi imenso sobre a sua vida e a escrita. Espero que a escritora tenha gostado das perguntas e apreciado este tempo precioso para nós e que, se alguma vez puder, seria ótimo vir pessoalmente à escola, mostrar, mais uma vez, quem é Maria Teresa Gonzalez.”

Joana Polido, 8ºC

“Sem dúvida que foi uma importante experiência! Nunca tinha tido a oportunidade de falar com uma escritora, muito menos com a escritora do meu livro preferido A Lua de Joana. A obra é uma história triste e linda ao mesmo tempo de que também falámos na vídeo-conferência.
Maria Teresa Maia Gonzalez arrepiou-me com as suas palavras doces e acolhedoras e tenho a agradecer-lhe esta agradável experiência.”

Beatriz Bartolomeu, 8ºA

Apresentamos seguidamente o indispensável registo fotográfico do evento: 






A todos os envolvidos expressamos um agradecimento especial, seja na atenção e colaboração prestada, mas sobretudo pelo envolvimento afetivo que este momento proporcionou.
fotográfico do evento: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário